quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Laranja

Minha mãe tinha uma tia Tiana (Sebastiana),  morava lá em Guaxupé e fazia um doce de laranja em calda que eu nunca comi um igual, maravilhoso. Toda vez que ia na casa dela, ficava esperando pra comer o doce. Esse sim posso dizer que tem sabor de infância!!!
Pois bem, esse doce dá um trabalhinho fazer, mas vale a pena! Não é exatamente ele que eu vou postar para vocês, e sim a casca dele. Pra fazer o doce muitas pessoas ralam a casca, eu resolvi cortar em tirinhas bem finas e aproveitá-las, seguindo o mesmo processo para tirar o amargo. Com a parte branca fiz o doce (que ficou uma delícia!) e com a casca cristaizinhos pra tomar com um cafezinho, ou mesmo beliscar um pouquinho.Lí algumas receitas na internet e a que deu mais certo foi essa...


Ia colocar pra vocês a receita original, mas não achei (pra variar), então como o intuito do blog é não ser caxias na cozinha, vamos lá do meu jeito mesmo.

Receita
4 laranjas amargas
açúcar
água
fermeto em pó

Cortei as cascas da laranja bem fininhas e deixei de molho trocando a água de 2 a 3 vezes por dia, durante 4 dias ou até perder o amargo.
Coloquei metade das cascas numa panela com uma xícara de café de água e umas 4 colheres de açúcar e deixei cozinhar um pouco.
 Com um pouco de água ainda na panela, coloquei uma colher de chá de fermento de fiquei mexendo até a água secar e ficar cristalizada. Parece que não vai virar nada, mas pode ficar mexendo com fé que dá!
Beijão a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário