sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Batata da Rô

Quem diria, minha prima que eu peguei no colo, além de ser uma ótima professora de música, está me saindo uma ótima cozinheira. Eu ia postar uma farofa maravilhosa que comi outro dia na casa dela, mas essa quinta ela resolveu fazer uma batata no forno que ela mesmo desenvolveu. E não é que ficou uma delícia mesmo!!!!
Receita:
3 batatas cortadas em rodela
requeijão cremoso
mussarela ralada, mais ou menos um prato fundo
queijo pramesão
sal a gosto
manteiga para untar
Unte o refratário, faça uma camada de batatas, salpique um pouco de sal, coloque o requeijão cremoso, e por cima a mussarela, repita as camadas até terminar com batata. 

A cada camada de batata que for fazendo, aumentar o espaço entre elas para poder cozinhar por inteiro. Por cima coloque mais requeijão cremoso e queijo parmesão ralado.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 50 minutos.

Antes da batata a Roberta serviu uma brusqueta feita com pão de forma, mussarela, tomate fresco picado com manjericão, e uma caipirinha deliciosa de limão siciliano com vodka de manga...
Rô brigadão pela janta, estava um "must" . Beijinho e até a próxima...
ps: aliás uma das próximas, vai ser o Tio Vicente (pai da Rô) com seu X-Banana, hummmm é bom demais, esperem pra ver, por enquanto vão só imaginando como será esse tal X-Banana.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Laranja

Minha mãe tinha uma tia Tiana (Sebastiana),  morava lá em Guaxupé e fazia um doce de laranja em calda que eu nunca comi um igual, maravilhoso. Toda vez que ia na casa dela, ficava esperando pra comer o doce. Esse sim posso dizer que tem sabor de infância!!!
Pois bem, esse doce dá um trabalhinho fazer, mas vale a pena! Não é exatamente ele que eu vou postar para vocês, e sim a casca dele. Pra fazer o doce muitas pessoas ralam a casca, eu resolvi cortar em tirinhas bem finas e aproveitá-las, seguindo o mesmo processo para tirar o amargo. Com a parte branca fiz o doce (que ficou uma delícia!) e com a casca cristaizinhos pra tomar com um cafezinho, ou mesmo beliscar um pouquinho.Lí algumas receitas na internet e a que deu mais certo foi essa...


Ia colocar pra vocês a receita original, mas não achei (pra variar), então como o intuito do blog é não ser caxias na cozinha, vamos lá do meu jeito mesmo.

Receita
4 laranjas amargas
açúcar
água
fermeto em pó

Cortei as cascas da laranja bem fininhas e deixei de molho trocando a água de 2 a 3 vezes por dia, durante 4 dias ou até perder o amargo.
Coloquei metade das cascas numa panela com uma xícara de café de água e umas 4 colheres de açúcar e deixei cozinhar um pouco.
 Com um pouco de água ainda na panela, coloquei uma colher de chá de fermento de fiquei mexendo até a água secar e ficar cristalizada. Parece que não vai virar nada, mas pode ficar mexendo com fé que dá!
Beijão a todos!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

"Mandioca Noisette"

Pois é pessoal, outro dia estava com uma vontade de fazer uma batata noisette. Lá fui eu para a cozinha e cadê as batatas? Não tinha uma! Dei uma olhada em várias receitas, e não ví muito segredo para ter que ser a tal batata, então pensei... Adoooooooooro mandioca, porque não? Peguei as mandiocas que eu  tinha, e voilá...
Aí estão elas, as minhas "mandiocas noisettes"
Não posso dizer se as batatas são gostosas pois nunca fiz, mas as madiocas ficaram uma delícias!

Ingredientes:
Mandiocas amassadas com garfo (coloquei um prato fundo) 
1 ovo
2 dentes de alho amassados
sal a gosto
leite até ficar uma massa que dê para enrrolar

bacon frito a gosto para dar um toque especial
Molhar a mão e fazer bolinhas, passar na farinha de rosca e fritar em óleo quente.

Dica: colocar queijo parmesão ao invés do bacon. Ainda não fiz, a próxima vez vai ser assim. Se fizerem me contem se ficou bom.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bem Vindos!

Estarão aqui não apenas receitas que eu alterei, mas aquelas que mesmo eu sendo "Caxias", não deu certo, ou aquele velho ditado "por fora bela viola, por dentro pão bolorento" rssss. Algumas postadas eu nem experimentei o original Ok!? Colocarei também receitas de outras pessoas, aprovadíssimas por mim e que valem a pena conferir!